Bem-vindo ao site: Ana Giaxa Psicologia Aplicada. CRP 08/6196 e CRP-PJ 08/423

Ser Psicólogo é necessariamente ser um psicoterapeuta?


3 de dezembro de 2013, • Ana Giaxa - Psicologia e Ciência.

Artigo de Opinião publicado na Revista Contato – Publicação Bimestral do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, Ano 15, N.89 – Set/Out/2013, p.27-30.

Este artigo traz à tona a necessidade da educação continuada nos temas sobre a formação na Graduação em Psicologia, mas principalmente as motivações de quem escolhe o curso e como se atualiza para o exercício profissional.

O título intriga e indaga sobre a necessidade de quem quer ser psicólogo: é necessário pôr a habilidade de discriminação, saber diferenciar coisas, entender semelhanças e diferenças dos assuntos entre si.

A Psicologia é uma graduação que abre muitas portas para intervir no comportamento humano e melhorar a qualidade de vida dos sujeitos, seja no individual, seja no coletivo ou social. Entender isto, abre um leque de possibilidades profissionais e traz para mais perto a figura do profissional psicólogo, que aprende a lidar com gente, não só no consultório, mas aprende a intervir em quaisquer ambientes. Mas, como o profissional, é também um ser humano (um sujeito psíquico) e está submetido ao contexto em que vive, onde trabalha, com o que trabalha, ele próprio precisa da formação constante.

O texto vai então, além da atualização. É necessário o autoconhecimento. O profissional precisa reconhecer suas motivações e se situar no seu campo de conhecimento pessoal e profissional, lembrando que a sua “pessoa” é sua ferramenta de trabalho.

Finaliza com gratidão aos mestres que transmitiram esta realidade, e que se implicam com a prática e o constante desenvolvimento pessoal.
Ser psicólogo ….. (1)





Comments are closed.