Bem-vindo ao site: Ana Giaxa Psicologia Aplicada. CRP 08/6196 e CRP-PJ 08/423

Psicologia

Método: A Psicologia Clínica possui métodos específicos para a assistência  individual, em família ou em casal. Usa como técnica principal a entrevista clínica diretiva ou a semi-dirigida. Pode ser auxiliada também com técnicas psicométricas e projetivas (testes).

Recomendações: As pessoas, em geral, procuram pelo acompanhamento psicológico (Psicoterapia), quando começam a reconhecer que  o caminho que puderam fazer sozinhas até o momento, pode ter sido bom, mas pode melhorar. Contam com a possibilidade de um outro olhar, que não o seu, para redimensionar um problema e novas soluções.

Indicação: Ela é indicada para tratar problemas mais focais e atuais. Beneficiam-se deste tipo de tratamento as crianças a partir dos 3 anos, quando já fazem uso da linguagem verbal, pictórica (desenhos) e lúdica (expressão emocional através do brinquedo). No caso de crianças menores de 3 anos, em geral, orienta-se mais os pais. Por outro lado, não há limites de idade para esta modalidade de tratamento que abrange até a vida adulta em idade madura (idosos). Entre suas modalidades estão: Apoio, Psicoterapia Breve e Insight.

Psicoterapia de Apoio
É a modalidade que objetiva restaurar o equilíbrio emocional, geralmente ocasionado por uma situação de crise aguda que desestabiliza as emoções. O profissional é mais diretivo e acolhedor e situa o paciente num antes e depois da crise. Motiva atitudes que promovem gerenciamento do sofrimento psíquico, que normalmente vem em forma de ansiedade, seguido de sentimentos de depressão. São exemplos de desestabilização o adoecimento físico do paciente ou familiar, perda de trabalho, mudança de rotina ou moradia, perdas agudas.

Psicoterapia Breve
A característica principal é a eleição de um foco de trabalho terapêutico e possuir antecipadamente objetivos e tempo de tratamento predeterminados. Este método é muito utilizado em Psicologia da Saúde, nos processos de adoecimento, enfrentamento de doença e tomada de decisões em curto prazo (realizar uma intervenção cirúrgica, por exemplo), afastamento do trabalho por motivo de saúde e mudanças de hábitos de vida.

Psicoterapia de Insight
É conhecida como Psicoterapia de Orientação Psicanalítica. A técnica do profissional é direcionada para o insight (instrospecção e compreensão). Promove o reconhecimento das motivações e emoções envolvidas num problema ou sofrimento psicológico pelo próprio paciente. O vínculo terapêutico é privilegiado e a proposta terapêutica é mais abrangente, porque ultrapassa um foco e o retorno ao equilíbrio emocional. O paciente opta por valorizar as potenciais causas prévias para a sua queixa.